domingo, 27 de junho de 2010

Futebol competente e vistoso

Caros leitores, a grande vitória da Alemanha contra a Inglaterra me fez encher os olhos de perplexidade e encantamento. Como joga – e jogou – o tricampeão mundial. Ozil, Podolski e Klose arrasaram a defesa britânica, que nada pode fazer para conter as peripécias e arrancadas fulminantes desses três grandes jogadores.

O maior destaque foi na eficiência dos contra ataques. Poucas vezes nessa vida vi um time tão objetivo e técnico. Aliado a um rigor tático incrível, a Alemanha jogou a Inglaterra contra a parede, que nada pode fazer. Apesar do gol não validado (que todo mundo, menos o árbitro e seu auxiliar, viram) que poderia mudar a história do jogo, os germânicos buscaram a vitória a todo o momento.

O sucesso desse time foi ter deixado de ser a Alemanha de sempre. Não que seja outra Alemanha. Longe disso! O que quero dizer é que o técnico Joachim Löw abriu as portas para a técnica e o jogo vistoso, bonito e encantador. Porém objetivo e guerreiro como a Alemanha de sempre. Foi um casamento que deu certo, e está dando. Um time que joga com três atacantes velozes e habilidosos, mas que busca a perfeição tática e a eficiência defensiva. Deu tudo certo para os alemães.

E o resultado foi esse: 4x1 contra os Ingleses, que parecem seguir o caminho inverso do seu adversário. A três copas que Gerrard, Lampard, Ashley Cole e companhia são convocados. Não há renovação. Não há aprimoramento. O resultado é a criação de um bom time, porém engessado.

Mas não interessa falar da Inglaterra, que ombreou com qualidade os alemães, mas que não agüentaram por muito tempo o bom futebol do adversário. Palmas para a Alemanha, que fará uma partida fundamental contra a Argentina. Se Sobrenatural de Almeida permitir, desse confronto sairá um finalista. Podem escrever.

Um comentário:

  1. Vamos torcer para que todo esse futebol que a Alemanha tem mostrado até agora entre em campo contra a Argentina!! Vai ser um jogão!!

    ResponderExcluir

Search