sábado, 1 de maio de 2010

Crítica ao campeonato inglês

Me aventurei a assistir uma partida completa pelo campeonato inglês entre Manchester City e Aston Villa, dois times ‘desconhecidos’ aos olhos do senso comum. O primeiro vem crescendo, enriquecendo e contratando jogadores não-ingleses, e bons ingleses. O segundo poderia ser a quinta força, isto se não estivesse há muitos anos sem ganhar um título em seu país. O resultado foi 3x1 para os donos do “City of Manchester Stadium”, mas isso é o que menos importa agora. Aliás, importa os marcadores do Manchester City na partida: o argentino Tevez, o togolês Adebayor e o galês Bellamy. Tem algum inglês nessa lista?

O que quero dizer é que times como Aston Villa, West Ham, Fulham caíram no esquecimento em seus campeonatos. Ainda fazem parte da Premier League, a primeira divisão inglesa, porém a grande maioria que assiste de fora conhece apenas quatro forças: Arsenal, Chelsea, Liverpool e Manchester United. Mas nada isso é ocasional, até porque, futebol bonito é com esses quatro.

E só é bonito porque, coincidentemente, esses times não são o retrato do futebol inglês: pragmático, que valoriza passes e lançamentos longos com velocidade. O Arsenal joga bonito com o cerebral Francésc Fabregas, espanhol, no meio campo. O Manchester tem o oportunismo do búlgaro Dimitar Berbatov, o Liverpool tem o espanhol Fernando Torres e o Chelsea, Michael Ballack, o capitão da seleção alemã. E olha que citei apenas um em cada time.

Esses mesmos quatro grandes também possuem bons ingleses em seus times. Os xerifões Ferdinand e John Terry de Manchester United e Chelsea, respectivamente, Rooney e Owen também do Manchester. Steven Gerrard do Liverpool e Theo Walcott do Arsenal terminam o número restrito de representantes ingleses que atual na Inglaterra.

Por isso digo que a única forma de times tradicionais lá da Inglaterra voltarem ao prestígio de antes é contratando estrangeiros para seus clubes. Infelizmente o inglês é pior que o brasileiro no que diz respeito ao que vem de fora. Bem, e não deixam de ter razão, afinal o futebol inglês pode até ser bom, mas não enche os olhos de quem curte um belo futebol. Porque a seleção Inglesa joga bem, mas seu campeonato é ruim? A resposta é lógica: lá estão os melhores.

2 comentários:

  1. rapaz, qndo eu for dono de um jornal vc vai ser o editor de esportes! ahuahauhau sabe sobre futebol do mundo todo ._.

    ResponderExcluir

Search