quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tentando renascer uma tradição

Como pode um time tão tradicional e de uma torcida tão apaixonada quanto a do Esporte Clube Bahia sumir de forma tão sutil e tênue da história do futebol? É uma pergunta fácil de responder. Por isso, vamos voltar um pouco no tempo e procurar entender.

Com exceção de 2000 e 2001, o tricolor baiano sofreu perdas irreparáveis em sua estrutura administrativa. Qualquer time mal gerido acaba virando lixo. E de quem é a culpa? De uma gestão amadora e imprestável, que levou um time de torcida tão bela à beira do abismo. O Bahia, aquele campeão brasileiro de 1988 (vencendo o grande time do Internacional), e maior campeão do seu Estado, tornou-se uma fortaleza de, desculpem o termo, cagadas, sofismas e incompetências. Levaram esta instituição até o terceiro nível de desprezo (série C) e chutaram esse clube tão glorioso.

Mas mesmo com tanta humilhação, o torcedor apaixonado do Bahia não desistiu e lotava a grandiosa Fonte Nova para empurrar o time rumo à série B em 2007. Mesmo com o feito, a administração era mal feita e o time vagou pelo segundo escalão do futebol sem ‘lenço e sem documento’. Parecia perdido em meio a uma guerra de interesses de gestão (que não é bom nem citar o nome dos ‘grandes’ autores). O Bahia viveu uma Divina Comédia, mantendo-se por muito tempo no Inferno dantesco. E mesmo com tudo isso, a torcida cantava, vibrava e apóiava.

Mas parece que em 2010 a situação mudará e o Bahia poderá mostrar-se grande novamente. Poderá ‘peitar’ os nobres com a mesma força de sua fidalguia. O tricolor encontra-se invicto na competição com 10 pontos e é líder ao lado de outro nordestino: o Náutico.

Eu só espero que as pessoas, torcedores de outros times, possam entender a importância de ter um time como o Bahia na elite do futebol. Afinal, sua torcida é apaixonante, fiel e merecedora de um Esporte Clube Bahia melhor.


Foi só um desabafo pelo apreço que tenho por esta instituição.

2 comentários:

  1. Não sabia que o Bahia lidera a Série B do Brasileirão. huahuahua... Um time que já ganhou um campeonato brasileiro e figurava na elite do futebol não poderia permanecer na "fossa".

    ResponderExcluir
  2. Grande Lucas!

    É com alívio que encaro essa fase do Bahia. Estive em Pituaçu ontem, quando meu tricolor bateu o Sport por 2x0, e o clima foi de alegria e sucesso. Acho que esse ano vai!

    Abraço!

    ResponderExcluir

Search