segunda-feira, 13 de julho de 2009

Laterais: Uma raça em extinção

O futebol mundial atualmente está a sofrer uma grave crise nas laterais. Uma posição que do campo que já foi ocupada por vários craques: Branco, G. Neville, Cafu, Roberto Carlos, Júnior entre tantos outros jogadores. Atualmente, muitos clubes preferem utilizar um jogador de outra função, parecida com lateral, que é a de volante. Jogadores que atuam como cães-de-guarda já começam a mudar de função para que os técnicos consigam adaptar-se ao futebol moderno.
É lógico que ainda existem grandes laterais: Maicon, Ashley Cole, os irmãos gêmeos Fábio e Rafael do Manchester United, Marcelo e Frings são exemplos concretos e atuantes. Mas suas funções estão cada vez mais limitadas e aos poucos sua importância em um time vai extinguindo.
Antes de começar, vale ressaltar a importância, e o surgimento dos laterais na história do futebol. Antigamente, clubes mediam embatiam de modo muito ofensivo, e utilizavam da tática 4-2-4, com quatro zagueiros, chamados antigamente de becks; dois volantes fixos e quatro atacantes sendo dois pontas, um pela esquerda e outro pela direita. Como esses pontas eram muito rápidos, os becks pela direita e pela esquerda não conseguiam ombrear com qualidade.
Com a modernização do futebol, anterior à modernidade que citei no começo, os técnicos adaptaram para o clássico, e até hoje utilizado, 4-4-2, onde se iniciou a função de lateral, que nesse momento tinha tanta velocidade quanto os pontas e ainda apoiavam no ataque. O resultado foi a extinção dos pontas, porém atualmente esses velozes jogadores aparecem em alguns times, principalmente europeus e à exemplo brasileiro, o Corinthians. Ainda surgiram outras táticas, mas sempre dando uma importância maior aos laterais. Um técnico consegue montar bons times quando tem laterais que sabem apoiar e defender com precisão e qualidade.
Mas ultimamente, alguns técnicos ousam em colocar volantes para a função de atacar e defender de forma rápida. Alguns conseguem êxito, como o São Paulo de 2005 à 2008, e outros não conseguem, como o mesmo tricolor paulista este ano. Com a utilização de volantes nas laterais do campo, a função de lateral começou a se extinguir e tornou-se cada vez mais difícil encontrar um lateral de qualidade.
A extinção dessa gloriosa função ainda não começou, porém a tendência é que desapareçam esses grandes jogadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Search