sábado, 29 de agosto de 2009

Quando o brilho se apaga pelo anti-profissionalismo

Há alguns anos que o futebol carioca declina de forma vertiginosa e impetuosa. Aquela rivalidade histórica, dramática que se assemelhava a uma tragédia grega, vai perdendo sua grandeza. Não digo que os times não fazem mais partidas memoráveis. Faz sim, a exemplo de Flamengo x São Paulo pelo brasileirão ano passado, ou então de Fluminense x São Paulo pela libertadores 2008. O que venho dispor ao leitor, é uma análise administrativa entre os clubes dos dois estados.
De 2003 à 2008 o campeonato brasileiro foi vencido 6 vezes por times de São Paulo. Só o tricolor paulista venceu os 3 últimos. O Corinthians venceu em 2005 e o Santos em 2004. Em 2003 o Cruzeiro venceu. Aliás, irei um pouco mais longe: De 1990 à 2008, os paulistas venceram 12 vezes, contra 4 dos cariocas.
Mas o enfoque mais antagônico entre esses dois Estados, é a gestão financeira e administrativa entre os clubes. Enquanto os paulistas possuem profissionais competentes e os clubes possuem estruturas regulares, os cariocas pecam na gestão e na estrutura. Mas existem pessoas competentes no rio, não existem? Claro que sim, existem. Como também os cariocas dão alegrias aos seus torcedores. Por exemplo, na Copa do Brasil, o Flamengo venceu em 2006 e o Fluminense em 2007. Mas isso é muito? Não. De 2000 à 2008, 4 times paulistas venceram a competição, contra apenas esses dois títulos cariocas.
Toda essa goleada de títulos entre ambos não é conseqüência de times ruins. Pelo contrário. Os times do rio montam bons elencos e no papel, todos tem chances de brigar por títulos. Mas por que essa abstinência por conquistas? A resposta se chama profissionalismo.
E se não houver uma solução, nem que seja a longo prazo, a situação vai se alastrar e o futebol carioca pode entrar em decadência. Por exemplo, caro leitor, veja quantos times paulistas há no Campeonato Brasileiro 2009. São 6 times, e isso equivale a 30% de clubes paulistas na série A. E cariocas? São 3, que são 15%. É muito pouco para um estado com tantos times com tradição e com muita história.
Não critico a história dos times grandes do rio. Esses contribuiram para o futebol, montaram grandes máquinas de jogar futebol e conquistaram muitos títulos. Porém o problema é na parte administrativa. Lamento pelos torcedores cariocas terem de enfrentar o anti-profissionalismo dos times que lhes alavancam a paixão e lhes movem aos estádios para prestigiar seus grandes times que estão desmantelados, mas que ainda possuem seu brilho.Nenhuma má gestão apagará o brilho carioca.
Ressuscite, grande futebol do Rio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Search