segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Matemática entra em campo

Chances de títulos, oportunidade de ir à Libertadores 2010 e, infelizmente, possibilidade de rebaixamento. Esporte e Matemática são parceiras fiéis que podem agradar uns e decepcionar outros. Quem transforma especulação em dados é o matemático Tristão Garcia, Engenheiro Eletrônico (isso mesmo, não é matemático na sua essência) e referência na área esportiva a partir dos anos 90.
Segundo Garcia, o Palmeiras tem 32% de chances de levar o título. O Colorado vem logo atrás com 24%, seguido de São Paulo, 28%. O Atlético MG e Goiás possuem apenas 5%. Além destes, Grêmio, Corinthians, Barueri e Santos possuem chances mínimas de levantar o caneco.
Na disputa para a Libertadores 2010, 9 times brigam por 4 vagas. Palmeiras e Inter possuem 86 e 80%. O São Paulo e o Galo possuem 80 e 43%. O Goiás vem logo atrás com 42%. Grêmio, com 22%, seguido de Santos, Avaí e Flamengo, que tem apenas 4% possuem chances mínimas de atingir a sonhada vaga.
Na parte de baixo, a Matemática fere os torcedores. Mas isso é uma fatalidade passiva desta ciência. O Fluminense, coitado, possui 95% de chances de ir à Série B 2010. Em seguida, o Sport vai ‘carimbando’ sua vaga com 87% de possibilidades. O Botafogo tem 64%, seguido por Náutico, 48, Coritiba, 28 e Atlético PR, com 18%. O Cruzeiro, que foi vice campeão desta Libertadores, acumula míseros 3%.
São apenas números que tentam contextualizar a realidade. Pode ser que tudo mude, mas nunca subestime a Matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Search