segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Time espetacular tem prazo de validade

Os grandes times do futebol brasileiro podem ser comparados a alimentos com prazo de validade curto. Digo grandes times, pois bons times aparecem sempre. O Santos, por exemplo, é a mesma coisa de um iogurte qualquer: depois de aberto, consumir em até três dias. Depois disso, não presta mais. E é o que está acontecendo com o peixe.

Seis meses. Foi o tempo necessário para esse time se desfazer. Do título paulista, passando pela Copa do Brasil até o desmanche total. Neymar deu adeus por 30 milhões de euros e Wesley também caiu fora – para o Werder Bremem. Robinho voltou para o City e André sumirá na Ucrânia. Dos espetaculares jogadores, só o Ganso sobrou. E não poderá fazer muita coisa, mesmo com a contratação de Keirrison, o único reforço de peso.

E quer dizer que só Keirrison virá? O dinheiro de Neymar da para montar um bom time, mas não um grande time, espetacular. Por enquanto, Zé Eduardo, Marcel e Madson tentam – e sem sucesso – suprir a ausência dos craques. Craques eles não são e também não conseguirão iludir o torcedor santista. Se continuar assim, a tríplice coroa se distanciará ainda mais. Depois do desmanche, nenhuma vitória ainda, sendo uma derrota em casa para o forte e organizado time do Avaí.

Esse é o grande problema do nosso futebol. Os grandes times desaparecem como mágica. E como toda magia que se preze, encanta quem vê, vislumbra, mas acaba de forma rápida, fugidia. Mas sempre há renovação. Daqui a pouco aparece outro grande time, e a história continuará... Vai um iogurte ai?!

4 comentários:

  1. Mas essa eh a história do futebol brasileiro. Sempre foi assim. Os times de fora valorizam os jogadores brasileiros mas os próprios times nacionais não fazem isso, mesmo porque estão presos a um mercado que se tornou altamente lucrativo para empresários. Esse é o mercado da bola. Agora vale lembrar também que os próprios jogadores, iludidos com a chance de jogar na europa, viram as costas para os times que os revelaram, dispensam toda a atenção que ganham no Brasil para se tornarem apenas mais 1 nesses times grandes. É uma cultura que é difícil de ser mudada, e com isso sempre quem acaba perdendo são os torcedores e o futebol brasileiro!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, muito boa a crítica, viu? Parabéns. Tá numa linguagem muito fácil e gostosa de ler.
    E, realmente, os times brasileiros não têm muito tempo para apreciar os seus craques. Eles nos escapam pelos dedos rapidamente e isso é uma curiosidade que tenho... como funciona esse processo de "compra e venda" de jogadores? É meio bizarro esse sistema, não? A barganha por pessoas, a forma como os grandes clubes internacionais detém esse poder... sei lá. Pode até ser algo simples, mas nenhum jogador tem apreço por um time não? Se o Robinho quisesse ficar no Santos, ele não poderia porque?
    Enfim, sei que isso aqui não é um tira-dúvidas sobre futebol, mas acho que isso é um tema legal a ser abordado... fikdik
    Beijo, Lucas

    ResponderExcluir
  3. Grande Lucas!
    Com este futebol imperialista, em que talentos juvenis despontam nas colônias e rapidamente são trocados por um bom punhado de dólares ou euros, moedas das metrópoles, difícil mesmo é fazer um bom time no Brasil, mesmo que por seis meses. E neste país fábrica de craques e consumidor de sobras, o Santos não me parece um time espetacular. Alguns meninos da Vila são craques, é verdade. Geniais. Mas apenas alguns. De qualquer forma, souberam aproveitar bem a mediocridade do futebol que perece no Brasil. Golearam insistentemente, sem suar, em ritmo de coreografias e brincadeiras. Ainda assim, não vejo este Peixe como um São Paulo do Telê Santana, por exemplo. E vale ressaltar: peixe é perecível. Tanto quanto o iogurte.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ei gostei muito, e essa história de iogurte rsrsrs, é a mais pura verdade...
    Mas olhe só, o Neymar acabou ficando, um dos poucos q fazem isso, né? E logo, logo como vc disse aparece um time c elenco bom se destacando, vai ganhando, vira campeão e começa td de novo! Tomara q o Palmeiras seja "a bola da vez" rsrsr já ta passado de se destacar no cenário nacional novamente... bjuxxxx

    ResponderExcluir

Search