domingo, 25 de julho de 2010

A árdua tarefa da renovação

Mano Menezes é o novo técnico do Brasil. A responsabilidade, que já é grande, se torna muito mais árdua e intrincada quando, além de ter que vencer tudo o que puder, precisa-se fazer uma renovação. Se entenda por renovação, caro leitor, tanto a idade quanto a qualidade do futebol bonito – este que o técnico anterior nos tolheu.

E o trabalho começa de agora, com a convocação nesta segunda para o primeiro amistoso do Brasil depois da Copa. Mano Menezes levará consigo um imenso conhecimento técnico e tático do futebol, algo que o consagrou e marcou aquele Corinthians de 2009, campeão da Copa do Brasil. E o principal: títulos.

Se é necessário renovar desse momento, alguns jogadores não deveriam ser convocados pela idade. Por exemplo: Luis Fabiano tem 30 anos agora. Em 2014 terá 34. Por isso, mesmo sendo um grande atacante, será importante para um futuro distante? Creio que não. O mesmo vale para outros craques da bola: Julio César, 31, Lúcio, 32, entre outros jogadores. Mas, quem sabe alguns desses não continuam atuando com qualidade mesmo na melhor idade?

O momento é de renovar a idade e o futebol desses jogadores. Começar do zero e montar um grande time, com jogadores verdes, virgens, inexperientes mas com futebol de qualidade para dar e vender. Claro que não se deve fechar os olhos para alguns ‘veteranos’, no entanto a mescla deve ser feita valorizando a renovação. E o principal: não fechar os olhos para a opinião pública. O técnico deve ter sensibilidade para entender quem está ou não em boa fase. Seleção não são os mais fieis, e sim os que jogam mais futebol.

.......

Alguns amigos me pediram para palpitar sobre quem convocaria para o amistoso contra os EUA. Então, lá vai. Lembrando que é uma opinião de quem vos escreve. Prefiro uma renovação que valorize a garotada que vem desbancando os mais velhos. Críticas são bem vindas. Vale ressaltar também que jogadores da europa, Santos, São Paulo e Internacional não poderão ser convocados,pois estão em férias e com compromissos em outros campeonatos. Por isso, essa lista ainda não mostra a cara da seleção.

Goleiros – Victor (Grêmio), Jefferson(Botafogo) e Fernando Henrique (Fluminense)

Laterais – Diego Renan(Cruzeiro),Mário Fernandes(Grêmio),Leonardo Moura(Flamengo)e Mariano (Fluminense)

Zagueiros – William (Corinthians), Rafael Marques (Grêmio), Rafael Tolói (Goiás)e Maurício Ramos (Palmeiras)

Meio Campo – Adílson (Grêmio), Elias (Corinthians),Fabrício (Cruzeiro), Diguinho (Fluminense) Phillipe Coutinho (Vasco), Lincoln (Palmeiras), Diego Souza(Atlético-MG) e Willians (Flamengo)

Ataque – Fred (Fluminense), Kléber (Palmeiras), Diego Tardelli (Atlético-MG) e Jonas (Grêmio)

Time Base: Victor; Leonardo Moura, Rafael Marques, Rafael Tolói e Diego Renan; Elias, Diguinho, Lincoln e Diego Souza; Fred e Kléber

3 comentários:

  1. Bota o Dentinho também nessa escalação. huahua...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É uma geração forte, mas renovação é uma coisa e recriação é outra!! todo time tem que ter uma base. Uma seleção cheia de novatos, pode ate ter técnica, mas não tem experiencia. Coloca alguns veteranos ai na lista. Seria uma forma de passar confiança aos que chegam, porque aos poucos, estes vao ganhando espaço no time. 4 anos é pouco tempo, mas vamos torcer para que o Mano consiga fazer um bom trabalho na seleçao.

    ResponderExcluir

Search